Copa do Mundo no Brasil

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Esse ano a Alemanha nos mostrou como se deve sediar uma Copa do Mundo. Com estádios que mais pareciam naves espaciais de tão luxuosos, o país deu um show de tecnologia e modernidade, e deixou um exemplo a ser seguido aos próximos concorrentes para sediar um novo mundial.

Mas será que esse exemplo poderá ser realmente seguido? A Alemanha gastou bilhões de dólares para poder fazer o espetáculo que nos foi apresentado. Outro país que queira fazer algo a altura, teria que investir tanto ou mais para chegar ao nível exibido.

De acordo com declarações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil, com toda certeza. Mas para isso, Teixeira acredita que será preciso construir no mínimo 10 novos estádios, além de reformar os já feitos. O único estádio brasileiro que tem condições reais de sediar uma Copa, é a Kyocera Arena do Atlético Paranaense, mas mesmo assim teria que aumentar a sua capacidade.

O problema é, aonde arrumar o dinheiro para a construção dos estádios. O país teria que gastar bilhões de reais para deixar tudo nas regras da FIFA. Isso geraria muita confusão, pois um dinheiro tão elevado, poderia ser usado para outros fins, como a saúde ou a educação. Contudo, o banco governamental está buscando uma solução para tal problema, pensa em bancar grande parte das reformas e construções dos estádios.

Se os problemas de abrigar uma Copa Do Mundo fosse só os estádios, estariamos aliviados. Ainda temos problemas graves como a segurança, desorganização do serviços públicos, infraestrutura turística, e o transporte público. Essa suposta copa, poderia servir de pretexto para nossos governantes fazerem algo para melhorar todos esses problemas, pois assim, não beneficiaria somente o futebol, mas também a vida da população como um todo.

Mas se pararmos para pensar, uma Copa do Mundo poderia ser muito benéfica para o Brasil. Todo dinheiro gasto poderia ser recompensado com turistas, e torcedores do mundo todo, feitos que o país pode tirar muito proveito. Os clubes brasileiros também se beneficiariam nessa história, pois com o cenário mundial todo voltado ao Brasil, as equipes poderiam receber novos patrocínios, e quem sabe, grandes empresários investiriam mais no futebol brasileiro. Entretanto, isso geraria muitos conflitos entre torcedores, mas isso é um tema para outra hora. (…)

A idéia de uma copa mundial no Brasil parece ser algo muito distante. Mas acredito, que nós brasileiros, possamos, em breve, ver a beleza que é sediar uma Copa do Mundo.

0 comentários:

 
 
 
 
Copyright © Blog do Maycon