Força dos pequenos

domingo, 8 de abril de 2007


Nos últimos anos os clubes considerados “pequenos” pela mídia, vem nos mostrando um futebol mais forte e competitivo, principalmente nos campeonatos estaduais. No campeonato goiano, o líder é o desconhecido Atlético Goianense. No paranaense, o Galo/Adap de Maringá liderou a primeira fase do estadual por praticamente toda competição. No carioca, o Madureira e o América, junto com o Vasco, lideraram as duas chaves da taça Guanabara. Mas não são os campeonatos regionais que gostaria de frizar. Os times “pequenos” vem mostrando a sua força também em competições nacionais, no caso, a mais burocrática de todas, a Copa do Brasil.

A Copa do Brasil iniciou sua competição com 64 equipes de determinadas regiões do Brasil. São classificadas as equipes de melhor desempenho no campeonato estadual passado. Essa é a missão da maioria dos clubes por todo país. Clubes que não podem oferecer um calendário ao seu time, pelo motivo da competição estadual ter um período muito curto. Outros clubes ainda se salvam participando da série C do Campeonato Brasileiro.

Essa competição, também, é vista para muitos clubes do Brasil, como o método mais eficiente de chegar a uma competição internacional, no caso a Libertadores da América.

Mas, querendo dar jus ao título dessa matéria, voltemos aos times “pequenos”. Em 2004 e 2005, vimos, respectivamente, Santo André e Paulista de Jundiaí vencerem a Copa do Brasil. Dois times considerados menos afortunados pela mídia, por assim dizer. Mas mesmo não tendo tanta soberania no futebol nacional, tais equipes desbancaram no final da competição clubes que tem o patamar de grandes clubes brasileiros. Esses clubes se tornaram exemplo de motivação para muitos clubes que participam dessa competição.

Mais recentemente, na Copa do Brasil desse ano, vimos equipes desse nível apresentado, surpreenderem grandes equipes do nosso futebol. Como é o caso do Ipatinga de Minas Gerais, que nos pênaltis, desbancou o podereso Palmeiras de Caio Júnior e Edmundo, e o Gama do Distrito Federal que eliminou o Vasco de Romário e Renato Gaúcho.

A competição segue agora nas oitavas-de-finais. Além de Ipatinga e Gama, se classificaram Sport, Cruzeiro, Brasiliense, Atlético/PR, Atlético/GO, Fluminense, Bahia, Corinthians, Náutico, Figueirense, Atlético/MG, Botafogo e Coritiba. Resta uma vaga que sairá do confronto entre Vila Nova e Avaí.

Dos “pequenos” que restaram podemos esperar grandes feitos. São times que de certa forma estão surpreendendo os grandes clubes do futebol brasileiro. Só podemos esperar e aguardar o desenrolar desse ótimo campeonato que é a Copa do Brasil.

0 comentários:

 
 
 
 
Copyright © Blog do Maycon