Campeonato Paranaense: reclamações e venerações

sábado, 3 de março de 2007

Desde 14 de janeiro, o campeonato paranaense vem nos mostrando uma competição de pouco interesse. Clubes considerados favoritos estão entrando, em muitas partidas, com um time B. Reclamações e críticas são as principais notícias desse campeonato desorganizado e mau estruturado que a Federação Paranaense idealizou esse ano.

Reclamações surgem de várias partes do estado. Na capital a principal briga é sobre a quantidade de clubes estipulado na competição. Times como Atlético, Coritiba e Paraná se vêem prejudicados com essa medida, pois esses também participam de outras competições além do paranaense. No caso do Paraná, que participa da Libertadores da América, é necessário abrir mão de alguns jogadores e colocar um time B para disputar o estadual. Muitas vezes é preciso até jogar mais de duas vezes em uma semana, fato que ocorreu semana passada.

No interior, a briga fica por conta da arbitragem. Clubes como Londrina e Cianorte, aderiram a idéia que os árbitros paranaenses estão de uma certa forma, colaborando com os times da capital.

Já a imprensa, reclama por vários fatores. Estádios com condições de trabalho jornalístico medíocres, problemas com transmissões por televisão e rádio, baixo nível técnico do campeonato.

Além de tudo, o paranaense desse ano está sendo marcado pelos problemas jurídicos envolvendo as equipes. O jogo entre J. Malucelli e Galo/Adap é o melhor exemplo do que ocorre na competição. Na partida, enquanto o Jotinha comemorava o gol que abriu o placar, o árbitro deu a ordem de volta ao jogo para o Galo/Adap que empatou logo em seguida, no meio da comemoração do adversário. Desta feita, a partida teve que ser interrompida por causa da briga que se iniciou dentro de campo.

Antes da decisão do TJD do Paraná, a FPF já anunciou a realização dos 17 minutos finais do jogo para o dia 6 de março ás 16h. Todavia, a nova partida será iniciada com o placar de 1 a 0 para o J. Malucelli.

(…)

Bom, falando de futebol, vemos um campeonato bem equilibrado. Um dos mais equilibrados dos últimos anos. A hegemonia imposta pelos clubes da capital nos campeonatos anteriores não está sendo respeitada nessa temporada. O líder da competição é o Galo/Adap, o qual ainda não conhece o sabor amargo da derrota no campeonato. Clube com uma história bem nova. É o resultado da fusão com o time do Galo Maringá com o atual vice-campeão Adap de Campo Mourão. O qual ano passado desbancou Atlético e Coritiba nas partidas finais, mas que não conseguiu superar o Paraná na final.

Os times da capital não vem tendo grandes resultados, salvo o Paraná Clube que vem gerando bons resultados no paranaense e na Libertadores. Como o Tricolor da Vila tinha duas partidas para realizar pelo estadual no meio da semana passada, e venceu as duas, o Paraná está se aproximando do líder e se afastando ainda mais de seus rivais.

Já o Coritiba vem alternando bons e maus resultados desde o início da competição. Sem um time titular garantido, o Coxa vê nas pratas da casa, o futuro da equipe. Desde que a equipe caiu para a segunda divisão do estadual em 2005, o clube vem passando por problemas pessoais e profissionais.

O Atlético Paranaense começou o estadual com um time considerado B. Alternou boas e más atuações no início com esse time. Na partida que antecedeu a primeira fase da Copa do Brasil, o Furacão entrou em campo pela primeira vez no ano com a equipe principal. Desde então, o Atlético vem usando a sua equipe principal nas partidas com mando em casa e em alguns casos com mando adversário.

Faltam apenas três rodadas para o término da primeira fase. Os oito primeiros irão disputar um imbróglio de mata-mata para decidir o título do campeonato. A próxima rodada tem como destaque o clássico curitibano Paraná e Atlético, que prometem um bom jogo de futebol devido a boas campanhas nos campeonatos que participam. As outras partidas que concluem a rodada são as seguintes: Coritiba e Iraty, Cascavel e Jotinha, Cascavel e Lusinha, Cianorte e Adap/Galo, Londrina e Rio Branco, Nacional e Paranavaí, Engenheiro Beltrão e Roma Apucarana.

0 comentários:

 
 
 
 
Copyright © Blog do Maycon